Blog

Novas regras de rotulagem de alimentos

nova rotulagem de alimentos

Nova rotulagem nutricional de alimentos

A Anvisa publicou as novas regras sobre rotulagem nutricional de alimentos em outubro de 2020. Essas novas regras entraram em vigor dia 9 outubro de 2022 e os fabricantes terão um prazo para adequação, conforme cronograma disponibilizado pela Anvisa.

 

Por que essas novas regras foram elaboradas?

Os consumidores estão cada dia mais preocupados sobre o que compram para consumir. Há muito tempo existe a reflexão sobre as alterações que poderiam melhorar as informações e essa revisão das normas são bem-vindas e muito positivas.

As novas regras para rotulagem de alimentos tem como objetivo facilitar a compreensão das informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos. Dessa forma, ajuda o consumidor a realizar escolhas de seus alimentos com mais consciência.

As regras estabelecem alterações na legibilidade, no teor e na forma de declaração de informações na tabela de informação nutricional e nas condições de uso das alegações nutricionais, bem como inova ao adotar a rotulagem nutricional frontal.

 

Quem é a Anvisa

A Anvisa é o órgão que estabelece as informações que devem constar nos rótulos dos alimentos, com o objetivo de garantir a qualidade e a saúde da população.

As regras são importantes para que as empresas forneçam à população dados que ajudem na hora da escolha do produto.

São itens como lista de ingredientes, prazo de validade e informações nutricionais estando entre os itens obrigatórios nos rótulos, assim como a medida caseira, sendo a forma com que o consumidor mede os alimentos (fatias, xícaras, colheres, etc).

Informações sobre conservantes, lactose, glúten e diversos outros itens usados na composição de alimentos enlatados e processados são especialmente importantes para pessoas com algum tipo de alergia ou intolerância a ingredientes ou doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. As regras também incluem o que as empresas não podem usar nos rótulos, como palavras e informações falsas ou que induzam ao erro.

 

Principais mudanças e modelos

Acima de tudo, o entendimento é de que as mudanças deveriam aperfeiçoar a visibilidade e legibilidade das informações nutricionais, juntamente com a compreensão  mais fácil dos atributos dos alimentos, além disso reduzir as aplicações que geram algum engano quanto à composição e facilitar a comparação nutricional entre os alimentos.

 

1) Tabela de informação nutricional, cor e disposição:

A Tabela de Informação Nutricional passa a ter apenas caracteres e linhas pretas bem como fundo branco. O objetivo é ter maior contraste para melhorar a legibilidade das informações.

Ainda nesse item, outra alteração está nas informações disponibilizadas na tabela. Mutricional, onde deve ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100g ou 100ml, com objetivo de ajudar na comparação de produtos, bem como o número de porções por embalagem.

Além disso, a localização da tabela deve estar próxima à lista de ingredientes e em uma área contínua, não sendo aceito ser dividida.

Também a regra determina não poder ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou regiões de difícil visualização.

 

 

2) Rotulagem nutricional frontal:

Esta é uma das principais novidades dessa nova legislação, uma inovação estabelecida dentro das novas regras: na parte frontal das embalagens poderá estar destacado um painel informativo, que tem o desenho de uma lupa e com a frase “Alto em”, informando ao consumidor o alto conteúdo dos nutrientes.

O desenho foi elaborado com um formato de lupa, facilitando a identificação do alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.

O símbolo deve ser aplicado na parte superior da face frontal da embalagem, uma área de fácil visualização do consumidor.

Com isso o consumidor poderá ver de forma simples e direta a informação do alto conteúdo de nutrientes relevantes para a saúde.

 

Confira os modelos nesse link da Anvisa:

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/rotulagem/principais-mudancas-e-modelos

 

3) Alegações nutricionais

De antemão, esse tópico das alegações nutricionais permanecem como informações voluntárias. Contudo, quanto aos critérios para uso dessas alegações, foram propostas mudanças com o objetivo de evitar contradições com a rotulagem nutricional frontal.

 

Cronograma de adequação

Contagem regressiva para adequação às novas regras de rotulagem nutricional de alimentos.

Todos os produtos, seja lançamento bem como a produção de um novo lote, deverão já estar de acordo com as novas regras, seguindo a legislação.

Dessa forma, todos os Produtores de alimentos, donos de marca, devem se atentar para garantirem que suas embalagens estejam adequadas às novas regras.

Em suma, a Anvisa disponibilizou em seu site todas as informações que podem ajudar a adequação das novas regras.

Clique no link da Anvisa e confira o cronograma para que possa se planejar: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/rotulagem/cronograma-de-adequacao

 

Perguntas e respostas

Por último, a Anvisa preparou um documento para tirar todas as  dúvidas e orientações sobre essa nova regulamentação. Clique no link para que possa baixar:

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/alimentos/perguntas-e-respostas-arquivos/rotulagem-nutricional_2a-edicao.pdf

E por fim, caso todos os envolvidos no setor de embalagens tenham dúvidas adicionais, podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Anvisa através desse link:

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento.

 

Olho na lupa! Uma iniciativa de associações ligadas a indústria e varejo

Contudo há também a plataforma “Olho na Lupa” que é uma iniciativa de 11 associações ligadas à indústria e ao varejo de alimentos e bebidas, que tem o objetivo de ajudar a cadeia produtiva com as informações sobre as novas regras de rotulagem de alimentos e também proporcionar informação didática e educar os consumidores sobre a rotulagem nutricional.

Olha que legal! Esse link contém informações complementares e ilustrativas sobre as novas regras e como devem ser aplicadas.

https://olhonalupa.com.br/

 

 

 

Sobre a Alpha Clicheria – clichês para flexografia

Desde 1999 a Alpha se especializa em tecnologias, inovações e conhecimentos sobre pré-impressão, impressão flexográfica e gravação de clichês. Ou seja, atualmente sendo uma das mais importantes e representativas companhias do segmento, agora com mais de 150 funcionários, filiais em quatro Estados e atuação em todo o território nacional.

A companhia disponibiliza ao mercado completa gama de serviços como a inovadora retícula Bellissima DMS, G7, Alpha Dot Plus, Gama Expandida Alpha Gamut Plus, provas de cores GMG/Oris, sistemas Kodak NX, Esko HD Flexo, XPS Crystal Esko, além do trabalho de Clicheria In House, que desenvolve uma estrutura de clicheria dentro do cliente, com operação própria e dedicada.

Saiba mais sobre clicheria: Conheça a Alpha e a clicheria

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter